Entrevista – Cadu Palumbo, Gerente de Marketing do AICT – Instituto de Comércio + Tecnologia + Inglês em Perth, Austrália

Hoje trazemos a grande entrevista do Cadu Palumbo, brasileiro residente na Austrália há mais de sete anos. Quando decidiu migrar para a Austrália, o Cadu estava com vinte e três anos, trabalhava em um banco em São Paulo e tinha seu próprio negócio, uma pizzaria.  Cadu decidiu largar tudo quando aprendeu a importância do equilíbrio, e decidiu migrar para a Austrália em busca de qualidade de vida. Cadu queria aprender inglês e, apaixonado por surf, desejava poder praticar o esporte nas águas australianas. Ele acabou morando em várias cidades da Austrália e atualmente reside em Perth, WA. Após todos esses anos trabalhando para distintas empresas na Austrália como o Citibank e Information Planet, hoje atua como Gerente de Marketing Para Estudantes Internacionais no Australian Institute of Commerce + Technology (Insituto Australiano de Comércio e Tecnologia) em Perth. Eu tive o prazer de conhecer o Cadu pessoalmente, e descobri que além dele ser super simpático e profissional, o cara sabe tudo sobre a Austrália e deixa a gente super motivado para estudar no Instituo!  E por falar no Instituto, fui conferir e me apaixonei pela estrutura, organização, simpatia e profissionalismo dos professores e  funcionários. Não percam tempo, confiram a entrevista com todas as informações sobre o Instituto e prepare sua bagagem, você será super bem recebido no Instituto e o melhor: por um brasileiro!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Greice com Cadu Palumbo, Gerente de Marketing para Estudantes Internacionais

1 – Quais as funções que você exerce no cargo de gerente de marketing para estudantes internacionais?

Basicamente meu trabalho é business to business, ou seja,  eu negocio com as agências de intercâmbio, crio promoções, crio novos cursos e auxilio as agências a promoverem e venderem os cursos do Instituto.

2- Faça um resumo do histórico do AICT.

AICT existe há quase vinte anos. Começou com o proprietário do Instittuto, filho de chineses nascido na Austrália. Na época, ele vendia peças de computador e  dava treinamento para concertos de computador, daí surgiu a ideia de abrir uma escola com o foco em TI.

3 – Quais os cursos que o Instituto oferece?

Há dezessete anos foi criado o curso de TI no Instituto. Em 2007, foi iniciado para estudantes internacionais os cursos de Business e Inglês.

4 – Quais os tipos de cursos de Inglês que o Instituto oferece?

Inglês – Certificado II, III, IV. A diferença entre um curso de Certificado e um curso de General English ( Inglês Geral ) é que o curso de certificado tem o foco do Inglês mais acadêmico. Isso quer dizer, possui dados do General English, mas seu principal foco é o acadêmico e para trabalho. Você aprende Inglês mais voltado para o mercado de trabalho. Aprende a fazer apresentações em Inglês por exemplo, ou seja totalmente voltado para quem almeja trabalhar na Austrália.

5 – No caso de não ser Australiano, necessito de visto de estudante para frequentar os cursos fornecidos pelo Instituto?

Na verdade você não precisa especificamente do visto de estudante para estudar na Austrália. Você estando em um visto de turista, por exemplo, poderá estudar por até três meses. Outros vistos aceitos, além do de estudante, são por exemplo de partner ou sponsored skilled immigrant.

6 – Percebi que o Instituto oferece cursos online,  é possível realizar estes cursos estando no Brasil? Estes cursos possuem validade para  o visto de estudante?

Sim, você pode realizar os cursos online do Instituto se já quiser começar a obter uma qualificação relevante para o mercado daqui. Porém, todos os cursos são ministrados em Inglês, além de não possuir validade para o pedido do visto de estudante. Segundo as normas para estudantes internacionais do departamento australiano de educação , o estudante deve ter no mínimo dez horas de aulas semanais frequentadas dentro da sala de aula.  O COE – Confirmation of Enrolment que é o documento oficial da imigração para o estudante, será liberado somente para cursos registrados para emissão deste documento. No caso dos cursos online, não estão registrados.

Capture13

Sala de Aula AICT

7 – Caso decida por um curso técnico, qual o nível de Inglês necessário?É  realizado algum teste de inglês?

O nível necessário  do Inglês para entrar em cursos técnicos é o Upper Intermediate, (Inglês Intermediário Avançado: leitura, fala e escrita). Se você se encontra na Austrália e você não possui o certificado de Upper Intermediate,  você pode realizar um teste escrito no Instituo, que dura em torno de duas horas. Os professores irão analisar seu nível de inglês e, caso o estudante passe no teste, poderá inscrever-se nos cursos técnicos do Instituto. Caso o estudante se encontre no Brasil, o teste poderá ser realizado em qualquer agência de intercâmbio que represente a AICT no Brasil. Essas agências  possuem o teste da AICT e estão autorizadas e treinadas para aplicar o teste ao estudante sob supervisão.

8 – No caso dos cursos de inglês, é realizado um teste de nivelamento?

Exatamente, o mesmo processo que os cursos técnicos para a aplicação dos testes dos cursos de Inglês. No caso do Inglês são os seguintes níveis de teste: o Certificado II: Básico para Intermediário, o Certificado III: Intermediário para Upper e o Certificado IV: Avançado. As pessoas que não falam o Inglês podem estudar no Instituto começando pelo curso de certificado II. Em 2015 estaremos abrindo turmas para o curso de certificado I, ou seja o Inglês Super Básico. No curso de certificado II atualmente possuímos três salas de aula, pois temos uma demanda muito grande de Inglês Básico.

9 – Qual o tempo médio dos estudantes para o aprendizado do Inglês?

Normalmente o estudante brasileiro aprende Inglês super rápido, se compararmos com outros estudantes de outros países, como os chineses por exemplo. A média de um estudante brasileiro nos cursos de Inglês é de um ano. Normalmente o estudante brasileiro após este período, já sai falando super bem o Inglês. Muitos estudantes brasileiros, após o término do curso de Inglês, já entram em nossos cursos técnicos para ganhar uma nova qualificação e maior tempo de permanência na Austrália.

10 – Optando pelos cursos de formação da escola, recebo algum tipo de auxilio no momento da busca por um emprego?

Na verdade, não. A opção que o estudante possui é optar pelo pacote Premium. O pacote premium  é oferecido  na aquisição somente dos cursos de business e TI e o pacote inclui uma ajuda para encontrar estágio não remunerado em empresas. O estudante no final do curso recebe esse auxilio da parte do Instituto. Muitos estudantes, principalmente do curso de TI, conseguem estágios e acabam tendo uma grande possibilidade de serem efetivados pelas empresas. Esses estudantes acabam conseguindo contrato e em alguns casos até o visto de negócio, mas isso dependerá essencialmente da performance do estudante.

11 – Sabemos que é um processo bastante complicado para validar um diploma brasileiro na Austrália. Se o futuro estudante dos seus cursos técnicos já possuir graduação, existe a possibilidade de aproveitamento de matérias para que o aluno ingresse em um curso de nível mais avançado do Instituto?

Sim, é possível tanto para o curso de TI quanto para o de Business. Se o estudante possui qualquer background na área, poderá utilizar o transcript, que seria o histórico com as matérias. O estudante traduz e envia para a agência. A agência remete ao Instituto e os profissionais do Instituto irão analisar e comparar os créditos. Após essa análise, o estudante poderá entrar em um estágio mais avançado do curso. Porém, a maioria dos estudantes brasileiros já são formados. Caso ele opte por um curso mais avançado, seu período de durabilidade de visto de estudante na Austrália será menor. Por esta razão, muitos brasileiros decidem estudar desde o nível I dos cursos, garantindo um tempo maior do visto de estudante. É preferível fazer o curso desde o início, pois o estudante acaba aprendendo inglês voltado para o seu mercado de trabalho, aprenderá coisas novas relativas aos sistemas locais, estará atualizado  e acabará adquirindo uma qualificação na Austrália, o que irá lhe favorecer no momento de se candidatar a uma vaga de trabalho.

Capture9

Curso de TI

12 – Qual a durção dos cursos oferecidos pelo Instituto?

Nos cursos de Business e Inglês cada certificado tem uma média de seis meses, já o de TI,  oito meses. Por exemplo, se o estudante opta pelo Certificado II de Inglês, o período deste curso é de seis meses e assim por diante para todos os cursos do Instituto.

13 – O visto de estudante permite trabalhar legalmente? E caso seja possível, o estudante matriculado por seis meses encontra tempo hábil para trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Sim é possível trabalhar, a lei na Austrália diz que o estudante tem o direito de trabalhar uma média de vinte horas por semana. No caso dos cursos de seis meses de Business e oito meses de TI, o Instituto trabalha com o sistema de progress (progresso) ao invés de attendance (presença). Ou seja, uma das exigências do visto é que o aluno mantenha a frequência na escola. No caso do Instituto, o aluno necessita realizar os trabalhos e provas, não necessariamente terá obrigatoriedade de comparecer sempre nas aulas.  Outras escolas em Perth geralmente exigem a presença do aluno em sala de aula, mas no Instituto o aluno tem flexibilidade. Caso não consiga comparecer algum dia, pode comprovar com o resultado positivo de seus trabalhos e provas, ou seja, o progresso do aluno vale para comprovar para a imigração que o aluno é assíduo às aulas do Instituto. Mas essa situação não inclui o curso de Inglês. No caso do curso de Inglês, o aluno deve comparecer em sala de aula. Mas de qualquer forma, os alunos sempre encontram tempo para trabalhar.

14 – Estando no Brasil, como faço para inscrever-me nos cursos do Instituto?

Para adquirir os cursos do Instituto você deve procurar uma das duzentas  agências de intercâmbio que estão autorizadas a comercializar nossos cursos e que represetam o Instituto no Brasil. O estudante comparece à agência e os profissionais irão apresentar a gama de cursos que oferecemos no Instituto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sala de Jogos

15 – Existe a possibilidade de contatar pessoalmente algum representante do Instituto no Brasil?

No momento ainda não, o contato sempre se dá através das agências de intercâmbio no Brasil que representam o Instituto.

16 – Quais as nacionalidades dos estudantes que frequentam o Instituto?

No momento o Instituto possui uma média de 40% de estudantes Asiáticos, 35% de Sul Americanos e o restante Europeus, Africanos e outras nacionalidades.

Capture3

Recepção do Instituto

17 – Qual o diferencial do Instituto em comparação com outras escolas que oferecem os mesmos tipos de cursos na Austrália?

O Instituto trabalha por sistema de progresso e não por presença, como mencionei anteriormente. Muitos trabalhos na Austrália são no sistema de shifts, ou seja, trabalhos mais autônomos nos quais a carga horária não é fixa. O sistema que não obriga 100% presencial facilita para com que o aluno encontre tempo suficiente para trabalhar e estudar. Os horários de estudo no Instituto são mais flexíveis se comparados com  outras escolas, devido ao sistema progress. Outro diferencial, é que a escola tem não só um ou outro, possui o curso de Inglês e os técnicos o que facilita o estudante a adaptar-se e preparar-se ao mercado de trabalho da Austrália. O aluno já conhecerá o sistema do Instituto e estará ambientado com os professores, funcionários e alunos no momento que opte por outro curso. Outro ponto forte do Instituto é a estrutura física, contamos com sala de jogos para os alunos relaxarem durante o intervalo das aulas, laboratórios de informática, no qual o aluno aprende na prática como consertar o computador, por exemplo. Outro diferencial é a localização do Instituto, estamos no centro de Perth, há um minuto da estação de trem e no centro comercial da cidade. E claro, o clima super animado e dinâmico do ambiente do Instituto, o que favorece as relações de amizade entre os estudantes.

18 – Que tipos de diplomas ou certificados são oferecidos pelo Instituto e quais os reconhecimentos fornecidos ao aluno desses diplomas na Austrália?

Para os cursos de Inglês o Instituto possui o Certificado II, III e IV. Para Business temos o certificado IV em Franchising, Marketing, Business (negócio), Business Administration (Adminstração de Negócio)  e Gerenciamento de Projeto. O certificado de Inglês é reconhecido e pode ser utilizado por qualquer escola e universidade (se a universidade aceitar). Normalmente, o departamento de imigração e as universidades solicitam o IELTS – International English Language Testing System (Sistema Internacional de teste do idioma Inglês). Nas  provas são testados: listening (compreensão auditiva), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (oral). O que devemos levar sempre em conta é que o certificado nada mais é do que um papel, o que irá contar é o que o aluno aprenda e a qualidade deste aprendizado. Nosso curso de Inglês prepara o aluno para a prova do IELTS.  O aluno pode realizar o curso do Instituto preparatório para o  IELTS, no qual aprenderá o conteúdo necessário para o momento da prova. É tipo um cursinho pré-vestibular para o IELTS.

19 – Como faço para entrar em contato com o Instituto e receber maiores informações sobre os cursos, condições de pagamentos e estrutura do Instituto?

O interessado deve contatar uma das mais de duzentas agências de intercâmbio no Brasil que representam o Instituto, onde receberá todas as informações sobre os tipos de curso, a duração de cada curso, formas de pagamento, documentação necessária e estrutura do Instituto.

Maiores informações:

Site: http://www.aict.wa.edu.au

Facebook: Australian Institute of Commerce + Technology

Espero todos vocês aqui  no Australian Institute of Commerce + Technology em Perth WA – Austrália. Será um prazer recebê-los! Vem pra Perth!

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Vem estudar na AICT e seu futuro na Austrália está garantido!

 

 

 

Comments

comments

One Comment

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[an error occurred while processing this directive]
- sales7 - cheaps5