Entrevista com Denise Ponz Diretora Internacional de RH da Costa Cruzeiros

Quando trabalhamos por anos a bordo de navios e em companhias distintas de cruzeiros temos a oportunidade de realizarmos um net work super amplo e variado. Através de um profissional que admiro e respeito muito o Francisco Ancona, consegui contatar em dezembro passado a Denise Ponz e  realizei uma entrevista com ela. A Denise atua a mais de vinte anos no mercado de cruzeiros especificamente na Costa Cruzeiros. Denise Ponz  nada mais é do que a HR Global Recruiting Manager Costa Crociere, ou seja a pessoa responsál pelo departamento de RH da Costa a nível mundial no escritório da Costa em Genova Itália. Tive o privilégio de conversar com esta grande profissional. Todas as perguntas realizadas foram com o objetivo de auxiliá-los a compreender o tipo de profissional que a Costa Cruzeiros busca e ao mesmo tempo esclarecer todas as dúvidas de vocês com quem mais entende do assunto. Obrigada Denise Ponz pela sua grande colaboraçāo!

Blog_vagas_680x350-640x329

1 – Qual o número de tripulantes brasileiros a Costa está contratando para a temporada 2014/2015?

Por volta de 1000 / 1200.
2 – Qual o período de duração da temporada?

A temporada inicia com as chegada dos navios em Dezembro e termina em meados de Março.

3 – Quantos navios da Costa Cruzeiros farão a temporada brasileira de 2015?

Dois: Costa Pacifica e  Costa Favolosa.

4 – Quais requisitos essências para que um candidato a tripulante tenha chances de passar na entrevista da Costa Cruzeiros?

Conhecimento intermédio da língua inglesa, ser maior de 18 anos e possuir uma pequena experiência no setor ao qual se candidata. Para algumas posições é necessário apresentar certificados e referências. Maiores detalhes de todos os job descriptions podem ser consultados no nosso blog : www.jobnavio.com.br

5 – Quais as vagas oferecidas?

O maior número de vagas são para o departamento de alimentos e bebidas   ( restaurante e bar ) cozinha e governança.   Há vagas para o setor de entretenimento, recepção e excursão.

6 – Posso fazer o processo seletivo diretamente com a Costa ou necessito de uma agência de recrutamento?

Todos os candidatos devem escolher uma das três agências autorizadas pela Costa ( Infinity, ISMBR e Portside ) para serem agenciados.

7 – Sou obrigado a fazer o curso do STCW? Por quê?

Este é um requisito obrigatório para todos os candidatos que queiram trabalhar em companhias de navegação . Este curso proporciona ao candidato a formação e as condições necessárias relativas a segurança de bordo, medidas de emergência e combate a incêndio.

8 – A Costa exige ou fornece outro curso antes do embarque?

Após ser selecionado e aprovado, o candidato fará ( gratuitamente ) o nosso curso Compass de introdução a vida de bordo  com a  duração de cinco dias.

9 – Quanto tempo dura o contrato a bordo?

Oito meses.

10 – A entrevista do candidato pode ser realizada por skype?

Normalmente as entrevistas são presenciais, mas dependendo da situação    ( distância, impossibilidade de deslocamento etc )  entrevistas por skype são realizadas excepcionalmente.  

11 – Qual o perfil de um tripulante de sucesso?

Ser humilde e ter vontade de trabalhar.

12 – É possível fazer uma carreira a bordo?

Todas as posições a bordo seguem um percurso de carreira bem definido. As promoções são feitas a partir do segundo contrato.

13 – Caso eu fique doente a companhia possui algum tipo de benefício a favor do tripulante?

Durante o embarque todos os tripulantes são cobertos por seguro médico.

14 – Como funciona a política de promoções?

A cada final de contrato o tripulante receberá uma avaliçäo feita pelo o seu supervisor e pelo manager do departamento.  Se o tripulante possuir uma avaliação positiva o supervisor ou manager podem sugerir a promoção . A partir dai a companhia promoverá o tripulante dependendo da necessidade de preenchimento de vagas referente a promoçäo sugerida . Como disse anteriormente as promoções podem iniciar somente após o segundo embarque.

Costa_16401_JobNavio_640x350 

15 – É possível mudar de departamento?

Sim é possível mudar de departamento. Neste caso, somente após obter duas avaliações positivas e se no momento do pedido por parte do tripulante  a posição no departamento pedido  estiver aberta a bordo.

16 – Quais as nacionalidades a bordo dos navios da Costa?

Temos uma “sociedade multi-cultural“ a bordo  como por exemplo: filipinos, indianos, indonésios, brasileiros, europeus,  sul e centro americanos.

17 – Caso queira fazer uma temporada fora do Brasil quais idiomas além do Inglês devo saber?

Não existem contratos somente para a temporada brasileira, pois como citado anteriormente, os contratos são de 8 meses. Todos devem ter no mínimo inglês intermediário e para as posições de Guest Service Operator ( recepção ) e Tour Escort ( excursão ) além do inglês é requisitado italiano ou  francês ou  alemão. Como temos uma tripulação bastante grande de sul e centro americanos, para os brasileiros a língua espanhola não é pedida .

18 – Quantos países no mundo a Costa realiza cruzeiros?

Os nossos itinerários cobrem grande parte do mundo. Temos cruzeiros na América do Sul, Caribe, Mediterrâneo, Ásia, Países Nórdicos e contamos com dois navios que uma vez ao ano fazem a volta ao mundo.

19 – Se for aprovado e necessite embarcar em outra cidade ou país a companhia paga minha passagem aérea e deslocamento até o porto de embarque?

Sim.

20 – Terei algum tipo de gasto com alimentação, uniforme ou moradia a bordo do navio?

Não.

21 – Quando o navio esta atracado no porto, posso sair para conhecer a cidade?

Se o seu turno de trabalho não for no horário em que o navio estiver atracado no porto, certamente que sim . Este é uns dos  lados positivos deste trabalho.

22 – Caso não fale inglês muito bem, a companhia fornece algum curso de idioma?

A Companhia está ainda em processo de criação de um curso de inglês para quem apresenta o perfil para embarcar mas que não tem o nível de inglês pedido.

23 – Como é feito o pagamento: semanal ou mensal? E as gorjetas estão incluídas?

O pagamento é mensal e existe um “hotel service incentive “

24 – O pagamento do meu salário é realizado em deposito bancário ou a bordo? E caso a bordo, onde posso guardar meu dinheiro com segurança?

É feito em deposito bancário ou o tripulante pode optar pela Pay Crew Card que funciona come um cartão de crédito. Estas são formas seguras para o tripulante. A bordo não existe um serviço de caixa forte para a tripulação .

25 – Tenho direito a uma cabine individual?

Dependendo da posição sim . Normalmente os tripulantes dividem a cabine com um outro tripulante .

26 – Nas horas livres posso usufruir das áreas publicas do navio?

A tripulação tem uma área de lazer própria a bordo

27 – Existe alguma área somente para a tripulação?

Sim

28 – Caso necessite entrar em contato com meus familiares como devo proceder?

É oferecido aos tripulantes com tarifas reduzidas o serviço de telefone e internet .

29 – Caso queira desembarcar antes do termino do meu contrato a companhia paga minha passagem de retorno até minha residência?

O tripulante deverá dar um aviso prévio de quinze dias . Se isso não for respeitado o tripulante arca com o custo da passagem

30 – Qual conselho você daria a um candidato que sonha em ter uma carreira promissora dentro da companhia?

Como disse anteriormente o tripulante deve ser humilde, ter vontade de trabalhar, saber respeitar os colegas e superiores e o mais importante não  abandonar o “ringui no primeiro round“ e sim, enfrentar as dificuldades pensando sempre na meta que traçou para si mesmo .

 

 

 

Comments

comments

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[an error occurred while processing this directive]
- sales7 - cheaps5