[ENTREVISTA] TIAGO CÉSAR, DIRETOR DE NAVIO DE CRUZEIRO

Dando sequência à serie de entrevistas, hoje recebemos a contribuição de um querido amigo e grande profissional Tiago César. Tive a oportunidade de trabalhar a bordo com o Tiago e na época ele era Diretor de Cruzeiro, ou seja, o chefe do departamento de entretenimento no qual eu trabalhava. O Tiago é aquela pessoa que inspira um profissional.  Extremamente eficaz, objetivo, motivador e líder de equipe, jamais destratou qualquer tripulante e sempre soube manter a equipe unida e estruturada para realizarmos nosso trabalho com profissionalismo. Aprendi muito com o Tiago e fiquei super feliz quando ele aceitou o convite.

Tiago é formado em Educação Física pela FEFISA e professor de Judô. No navio foi Animador, Chefe de Animação, Anfitrião Internacional, Assistente de Diretor de Cruzeiros e Diretor de Cruzeiros. Trabalhou para a Costa Cruzeiros, Ibero Cruceros e Disney Cruises. Quando Tiago decidiu deixar a vida de navios (por questões familiares), trabalhou na maior agência especializada em cruzeiros do Reino Unido. Em Janeiro de 2015 estará abrindo sua própria agência em Londres, onde reside.

1 – Por que você resolveu candidatar-se a uma vaga em navios de cruzeiros?

Minha história é bem atípica. Tenho três irmãos engenheiros e, quando terminei o colegial, fui fazer faculdade de engenharia. Na verdade, não sabia o que queria e então fui no vácuo da família – decisão errada, porque eu não gostava do curso. Chegou o momento que tivve que enfrentar o desafio, desisti da faculdade e fui fazer educação física. Sempre fui uma pessoa esportiva, artística e musical. Sou faixa preta de Judô, dancei dança folclórica polonesa e toco alguns instrumentos. A ideia de me candidatar para trabalhar em navios de cruzeiros veio através de um velho amigo. Ele trabalhava a bordo, me contava as experiências e sempre disse que navio era minha cara e que eu iria me dar bem. Decidi tentar a sorte e depois disso minha vida mudou!

 2 – Qual o processo de seleção para um navio de cruzeiros?

Quando comecei, não havia muitas oportunidades de entrevista a não ser que você conhecesse alguém. Não havia a lei que obrigase as companhias a contratarem brasileiros, então eu dei sorte. Eu estava no lugar certo na hora certa, mas acima de tudo, cheio de vontade e pronto para os desafios. Fui chamado para uma entrevista no mesmo dia. Lembro-me como se fosse ontem. Chovia muito, eu não dirigia e pedi que um amigo me levasse à entrevista (o interessante é que esse amigo, alguns anos depois, também trabalhou nos navios como pianista).

Tiago Cesar Chefe de Animação Costa Magica

Tiago Cesar Chefe de Animação Costa Magica

3 – Qual foi a sua  impressão ao ingressar em um navio pela primeira vez?  

 Glamour. Essa foi minha impressão. Na época, viajar de navios era um privilégio. Felizmente as coisas mudaram.                                                                                                                     

4 – Quais cargos você exerceu a bordo? 

Comecei como Cruise Staff (Animador/Recreacionista) para adultos, depois fui promovido a Chief Cruise Staff (Chefe da Recreação para adultos), Anfitrião para os passageiros da Língua Portuguesa em alguns itinerários na Europa, Assistente de Diretor de Cruzeiros e finalmente Diretor de Cruzeiros.

 

 

5 – Quais funções ou atividades você mais gostava?

Eu gostava quando era animador, sem muita responsabilidade. Adorava o Show de Talentos Romano. O Teatro do Navio se transformava em uma Arena Romana e os candidatos (passageiros) sobreviviam ou eram mandados para os Leões. Tive excelentes equipes. A gente não ensaiava, mas sabia o que o outro pensava. Às vezes nos divertíamos tanto quanto os hóspedes. Algumas vezes mais!                                                                                                                                                                                                                          

Trabalhar no Exterior - Cruzeiros

Tiago com jogador de futebol italiano Francesco Totti

 

6 – O que você considera essencial para que um tripulante tenha êxito e consiga conquistar uma carreira promissora a bordo?                                                                        

No geral eu digo: determinação e trabalho em equipe (literalmente, estamos todos no mesmo barco). No meu caso e para a carreira que segui a bordo, aprender diferentes idiomas foi muito importante.                                                                                                                                                                                                                                                             

 

 

7 – Qual dica você daria aos candidatos que almejam uma vaga a bordo de um navio? 

Tracem seus objetivos. Achem sua motivação e não desistam nunca.   

8 – Na sua opinião, qual o perfil ideal de um tripulante?

Tem que ter motivação e vontade de vencer. Vão haver muitos obstáculos, mas o importante é não desistir nunca.  

9 – Quais as vantagens de se trabalhar a bordo?

Conhecer o mundo, pessoas, culturas e ainda ser pago pra isso.

Tiago César Animador no Costa Fortuna

Tiago César Animador no Costa Fortuna

Tiago César Assistant Cruise Director Disney Cruise

Tiago César Assistant Cruise Director Disney Cruise

10 – Existe alguma desvantagem? Caso sim, cite um exemplo?

A distância da família e amigos, adaptar-se a diferentes culturas, diferentes chefes e colegas de trabalho, além de haverem muitas regras. 

                                                                                                                                              

 

11 – Você tornou-se Diretor de Cruzeiro. Como conseguiu chegar ao cargo e quais as responsabilidades de um chefe de departamento?

Trabalhei muito duro. Enquanto alguns colegas saíam para se divertir, eu ficava no navio estudando idiomas, pois percebi que era esse um dos diferenciais para ser promovido no meu departamento. Subi degrau a degrau e como Diretor de Cruzeiros eu era responsável por todo o entretenimento a bordo (recreação para adultos e crianças, músicos, artistas, bailarinos, técnicos, anfitriões dos diferentes idiomas). 

Casamento do Tiago e Vick a Bordo do Navio da Costa Cruzeiros

Casamento do Tiago e Vick a Bordo do Navio da Costa Cruzeiros

12 – Qual a experiência profissional adquirida após o trabalho em uma multinacional de cruzeiros? Acho a experiência única em vários sentidos. Eu diria que não só no profissional, mas sobretudo a experiência de vida. Aprendemos a ter mais respeito por outras culturas, religiões e sentimentos  dos nossos colegas.

13- O que você trouxe na bagagem após uma experiência como essa?

Devo tudo o que tenho hoje a minha experiência em navios.
A bordo conheci minha atual esposa, decidi vir morar em Londres, tenho dois filhos e a partir de Janeiro abro a minha agência de turismo especializada em cruzeiros.

Tiago César Cruise Director navio Grand Celebration Ibero Cruzeiros

Tiago César Cruise Director navio Grand Celebration Ibero Cruzeiros

Tiago César Cruise Director Costa Cruzeiros

Tiago César Cruise Director Costa Cruzeiros

 

Comments

comments

2 Comments

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[an error occurred while processing this directive]
- sales7 - cheaps5