ENTREVISTA SAMIR CHIEDDE PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA EM LONDRES

Dando seguimento a nossa serie de entrevistas hoje contamos com a participação de Samir Chieedde. Samir é brasileiro residente em Londres a vários anos. Atualmente Samir é Coordenador de Educação Física no International Community School, coordenando todo o programa After school da escola. Organiza atividades para as crianças que ficam na escola até tarde e também coordena o Travel & Learn Programme, onde é responsável por informar e ajudar na organização das viagens escolares. Em fevereiro Samir acompanhara um grupo de estudantes que irão esquiar na Itália.

Samir Chiedde

 

1- Há quantos anos você reside na Inglaterra?

Estou morando em Londres há nove anos, cheguei aqui em abril de 2005.

2 – Como surgiu a ideia de ir morar em Londres?

Eu estava querendo aprender inglês, viajar e conhecer outros lugares. Pesquisei lugares como Nova Zelândia no início, mas decidimos vir para Londres (vim com meu primo). Sonhamos um bom tempo antes de tomarmos a decisão de sair do Brasil.

3 – Qual sua profissão atual? E quais trabalhos você já exerceu em Londres?

Sou formado em Educação Física pela FEFISA e hoje sou coordenador de Educação Física na International Community School aqui em Londres. Como não falava inglês quando cheguei, fiz vários tipos de trabalho: entreguei leaflets, trabalhei em construção fazendo telhados, como bartender e professor de futebol.

4 – Você possui passaporte europeu?

Cheguei aqui com visto de estudante, mas como rapidamente percebi que iria ficar aqui por mais tempo, decidi mudar para a Itália e aplicar para a cidadania italiana. Morei em Napoli e Roma com grandes amigos que me ajudaram com a cidadania.

Samir Chiedde Bartender em Londres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 – Onde você reside (a que distância do centro)? Divide casa com alguém ou já dividiu?

Atualmente eu moro no leste de Londres, em Leytonstone, que fica há uns 30 minutos de metrô da Oxford Street no centro Londres e a dez minutos do Parque Olímpico. Já dividi muitas casas e até quartos com amigos, mas no ano passado comprei o apartamento que hoje moro com a minha namorada.

6 – Você já falava inglês quando chegou na Inglaterra?

Não falava nada de inglês, estudei por uns meses logo que cheguei, mas aprendi muito estudando sozinho e trabalhando.

7 – Você estudou inglês na Inglaterra? Se sim, qual escola?

Estudei na Frances King School of English e na Callan School. Aprendi muito estudando em casa, lendo jornais, assistindo a filmes com legenda em inglês, trabalhando. Não ter vergonha de falar e errar é o mais importante. Conheci uma pessoa que um dia me disse “se não falar, ninguém te entende”. Uma frase simples que me fez perder o medo de falar errado.

8 – Conhece muitos brasileiros?

Conhecia muitos brasileiros antes, mas muitos foram embora, hoje em dia ainda tenho muitos amigos brasileiros, mas não como antes.

Samir Chiedde e seus amigos em Londres

 

9 – Que diferenças você sente em Londres entre antes e depois da recessão?

Mesmo com a recessão aqui, ainda tem bastante emprego para quem quer trabalhar duro, trabalhos em restaurantes e bares  não faltam. Para empregos mais especializados as coisas ficaram mais difíceis com a recessão. Tem bastante brasileiros por aqui, mas eu acho que muitos brasileiros foram embora quando começou a crise, naquela época o Real estava forte e muitos aproveitaram para voltar para o Brasil.  Os preços subiram desde que cheguei mas o poder de compra aqui é bem grande se comparar com o Brasil. Como exemplo podemos citar os professores, minha mãe é professora e também tenho muitos amigos professores no Brasil, a diferença de salários é muito grande. Quando trabalhei de Bartender, por exemplo, eu conseguia me sustentar bem por aqui, guardar um pouco de dinheiro e viajar bastante.

10 – Que lugares você conheceu na Inglaterra/Europa?

Muitas cidades na Inglaterra, Escócia e País de Gales. Na Europa, morei na Itália e visitei Espanha, Portugal, França, Bélgica, Holanda, Suíça e Áustria, também fui para a Turquia.

11 – Pretende ficar “pra sempre” na Inglaterra?

Vou ficar por aqui mais um tempo, para sempre eu não diria.

Samir Chiedde professor de Educação Física em Londres.

12 – Que você mais gosta e menos gosta de Londres?

Aqui você encontra de tudo: pessoas diferentes, lugares inesperados, festas, bares e restaurantes para todos os gostos. As oportunidades para viajar são imensas, daqui você tem avião para o mundo inteiro e a libra é forte. O que menos gosto daqui com certeza muitos brasileiros irão concordar…é o frio e a escuridão do inverno, mas quando chega a primavera e o verão, esqueço da escuridão e aproveito os longos dias quando o sol se põe às dez da “noite”.

13 -Dicas para quem sonha em morar na Inglaterra.

Venha com a cabeça aberta que as oportunidades aparecerão, com passaporte europeu e falando um pouco de inglês as coisas ficam mais fáceis ainda. Faça perguntas para amigos que moram ou que moraram há pouco tempo aqui . Prepare-se para viajar e conhecer lugares, Londres tem muitas oportunidades.

 

 

Comments

comments

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[an error occurred while processing this directive]
- sales7 - cheaps5